Entre os dias 08 e 11 de outubro, a psicóloga Roberta Federico participou, como convidada pelo Conselho Federal de Psicologia, do XI Congresso da Alfepsi (Associação Latino-Americana para a Formação e o Ensino da Psicologia) , em Maceió/AL.
Foram duas participações nas mesas-redondas: “Culturas Ancestrais e Formação em Psicologia”, em companhia de Fabiane Fonseca (UFAM) e da mestra Koram Xucuru Kariri (Mata da Cafurna), e “A Construção social e histórica da Loucura na Sociedade Contemporânea: Contribuição da Psicologia Africana e pensamento decolonial”, acompanhada pelos professores Lassana Danfá (UFAL) e Thiago Petra (Fiocruz -DF). Ambas as mesas foram mediadas por Yia Obadeyi Carolina Saraiva.
O congresso contou com uma presença grande de estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e pesquisadores do Brasil e de outros países de América Latina e Caribe. Foi interessante acompanhar as discussões sobre a formação dos profissionais de psicologia em outros países e a inclusão de pautas de pesquisa contra-hegemônicas nos estágios e pesquisas. E, o mais importante, difundir conhecimento sobre Psicologia Africana em um congresso tão importante e apontar o quanto o colonialismo científico tem invisibilizado essa disciplina nos últimos 50 anos.




