Sobre

Conheça nossos produtos

O Instituto Sankofa de Psicologia tem como nascente as ideias e ações da psicóloga preta Roberta Maria Federico (CRP 05/37.813), que tem atuação nas áreas clínica e escolar. Graduada e Mestre em Psicologia pela UFRJ, Roberta também é especialista em Terapia de Família.

O projeto visa visibilizar outras matrizes culturais que formam a sociedade brasileira, em especial a negra, além da importância de estar atentos aos impactos do racismo na saúde mental da população negra.

Em 2014 ela defendeu a dissertação: “Psicologia, raça e racismo: uma reflexão sobre a produção acadêmica brasileira”. Fundadora do projeto Sankofa Instituto de Psicologia e pesquisadora autônoma em Psicologia Africana, Roberta é professora do Curso Ubuntu – Educação em Base Africana, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia, e também é membro da ABPsi – The Association of Black Psychologists desde 2010, tendo participado do Comitê de Relações Internacionais em 2011.

Grupo de Estudo Instituto Sankofa Psicologia e Educação

Produções Acadêmicas

 

  • Artigo publicado no Dossiê Temático “Racismo, Saúde Mental e Território: Desafios Políticos e Epistemológicos na Clínica Ampliada” da Revista da ABPN, em 2018:

Raça e Espiritualidade: O pensamento clínico nas práticas da psicologia escolar

  • Dissertação do Mestrado em Psicologia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, defendida em 2014:

Psicologia, raça e racismo: uma reflexão sobre a produção acadêmica brasileira (2001-2012)

  • Monografia do curso de Especialização em Terapia de Família, na Universidade Cândido Mendes, apresentada em 2014:

Contribuições teóricas da Psicologia Africana à Intervenção de Terapia de Família numa comunidade da Baixada Fluminense

Vídeos

Participação no programa Alerj Debate, dia 04 de março de 2020. Programa com o tema: Racismo e Saúde Mental

Participação no programa Alerj Debate, dia 04 de março de 2020. Programa com o tema: Racismo e Saúde Mental

Participação no Programa Sala de Convidados, com o tema "Saúde Mental da População Negra e Psicologia Preta", exibido pelo Canal Saúde (Fiocruz) em 16/01/2020

Participação no na 13º Mostra Regional de Práticas em Psicologia do CRP/RJ - Conselho Regional de Psicologia. Mesa: Psicologia Preta e a Clínica no Contemporâneo (2019)

Participação no na 13º Mostra Regional de Práticas em Psicologia do CRP/RJ - Conselho Regional de Psicologia. Mesa: Psicologia Preta e a Clínica no Contemporâneo (2019)

Livro “Nós por Nós”

“Quando falamos de família preta, ancestralidade, amor e aquilombamento, está em jogo o reconhecimento dos saberes passados de geração para geração, práticas coletivas de cuidado, formas de lidar com as eventualidades da vida, ritos de passagem e tradições que ilustram a importância dessa ancestralidade africana. Falamos também de dores, traumas e frustrações vivenciadas, que da mesma forma podem ser transmitidas para as gerações seguintes, e das estratégias de superação e resiliência diante destas. Falamos sobretudo do amor como um fio que tece essa colcha de retalhos que são as famílias.”

(Roberta Federico)

Copyright ©2022 - Instituto Sankofa de Psicologia e Educação Ltda - Todos os direitos reservados. CNPJ: 45.434.986/0001-46

conecte