Fundamentos de Psicologia Africana | Na’im Akbar

Facebook
Twitter
LinkedIn

[INSCRIÇÕES ENCERRADAS]

Estão abertas as inscrições para a segunda turma deste mini-curso, que tem como objetivo estudar a obra e os principais conceitos desenvolvidos por Na’im Akbar. Akbar é um dos fundadores da Black / African Psychology e autor dos livros: “Breaking the chains of psychological slavery”, “Paper in African Psychology” e “Know Thyself”, entre outros.

Na’im Akbar é um psicólogo clínico conhecido por sua abordagem afrocentrada na psicologia. Ele entrou no mundo da Psicologia Preta na década de 1960, quando o Movimento Black Power estava ganhando força. Na década de 1970, publicou suas primeiras críticas à tradição psicológica eurocêntrica, afirmando que esse modelo mantinha a opressão intelectual dos afro-americanos.

Sendo um dos co-autores do artigo “Voodoo or I.Q: An Introduction to African Psychology”, juntamente com Wade Nobles, Cedric X e Philip McGee, criticou as perspectivas patológicas que haviam sido assumidas como a literatura dominante sobre os afro-americanos.

Este mini-curso terá a carga horária de 6 horas, sendo 4 horas de apresentação conceitual e 2 horas (no domingo, 25 de Outubro) de prática de Kemetic Yoga, como forma de experimentar no corpo os processos de libertação e desbloqueio propostos pela Psicologia Africana. A prática será conduzida pela instrutora Ana Sou, certificada pela Yoga Skills School of Chicago e instrutora da Kasa de Maat.

CARGA HORÁRIA: 6 horas

DATAS:
23 de outubro de 2020 (sexta-feira) – 18 às 20h
24 de outubro de 2020 (sábado) – 10h às 12h (parte teórica)
25 de outubro de 2020 (domingo) – 10h às 12h prática de Kemetic Yoga(Horário de Brasília UTC -3:00)
* Em caso de problemas técnicos que impeçam a realização do curso, a reposição será nos dias 30 e 31 de outubro, no turno da manhã.

PLATAFORMA ONLINE: Zoom

PROFESSORA:
Roberta Maria Federico é psicóloga preta (CRP 05/37.813), graduada e mestre em Psicologia pela UFRJ, com a dissertação: “Psicologia, raça e racismo: uma reflexão sobre a produção acadêmica brasileira” (2014). Pós-graduada em Terapia de Família e criadora do projeto Sankofa Instituto de Psicologia. Pesquisadora autônoma em Psicologia Africana. Foi professora do Curso Ubuntu – Educação em Base Africana, da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia em 2018 e 2019. Membro da ABPsi – The Association of Black Psychologists desde 2010, tendo participado do Comitê de Relações Internacionais em 2011 e do Mbongi “Pan African Black Psychology Global Initiative: The Restoration of Wellness Throughout the African World”, na 50ª Convenção Anual, em 2018. Atualmente é psicóloga escolar, lotada na escola pública e atua na clínica privada.

INVESTIMENTO: R$ 120,00

Material de apoio traduzido para a língua portuguesa, certificado e gravação das aulas por 30 dias inclusas

Outros Posts

Provérbios africanos sobre Família

A sabedoria africana é uma riqueza! Uma coisa que respeito profundamente na África é o tesouro de sabedoria que nossos

Copyright ©2022 - Instituto Sankofa de Psicologia e Educação Ltda - Todos os direitos reservados. CNPJ: 45.434.986/0001-46

conecte