The Association of Black Psychologists 50th International Convention

Facebook
Twitter
LinkedIn

Entre os dias 27 de junho e 1º de julho de 2018, a cidade de Oakland (estado da Califórnia) sediou o aniversário de 50 anos da ABPSi – The Association of Black Psychologists. A associação, que foi fundada em 1968 na mesma cidade em que comemorou seu aniversário, tem promovido ao longo destes 50 anos a convenção anual, que é composta por atividades culturais, sessões de apresentação de trabalhos, relatos de pesquisas e mbongi (nomenclatura Bantu para assembléia geral).


A psicóloga Roberta Federico (CRP 05/37.813) é a primeira psicóloga brasileira a filiar-se à ABPsi (desde 2010) e, por vários anos, a única do país a apresentar trabalhos individualmente ou em parceria com outros pesquisadores. 

No aniversário de 50 anos da associação, a convite do Dr. Wade Nobles, Roberta compôs junto com psicólogos da África do Sul, Canadá e Inglaterra, o grupo de debatedores do Mbongi: “Pan African Black Psychology Global Initiative: The Restoration of Wellness Throughout the African World“, onde apresentou dados sobre a saúde mental da população negra brasileira.

Atualmente, além da prática clínica, Roberta Federico atua como psicóloga escolar na região metropolitana do Rio de Janeiro e recentemente publicou o artigo: 

Raça e Espiritualidade: O pensamento clínico nas práticas da psicologia escolar

Outros Posts

Provérbios africanos sobre Família

A sabedoria africana é uma riqueza! Uma coisa que respeito profundamente na África é o tesouro de sabedoria que nossos

Copyright ©2022 - Instituto Sankofa de Psicologia e Educação Ltda - Todos os direitos reservados. CNPJ: 45.434.986/0001-46

conecte