Adquira já o livro

Nós por Nós

Com participação de Roberta Federico.

“Quando falamos de família preta, ancestralidade, amor e aquilombamento, está em jogo o reconhecimento dos saberes passados de geração para geração, práticas coletivas de cuidado, formas de lidar com as eventualidades da vida, ritos de passagem e tradições que ilustram a importância dessa ancestralidade africana. Falamos também de dores, traumas e frustrações vivenciadas, que da mesma forma podem ser transmitidas para as gerações seguintes, e das estratégias de superação e resiliência diante destas. Falamos sobretudo do amor como um fio que tece essa colcha de retalhos que são as famílias.” (Roberta Federico)

O livro “Nós por nós” (Ed. Conquista, 244 páginas) é um trabalho coletivo de 24 autoras, mulheres negras profissionais de diversas áreas do cuidado, que refletem sobre a saúde mental da população negra em vários aspectos.

Divididos entre cinco principais temas, sendo eles: pressupostos e afetos, representatividade; cuidado coletivo; instituições (família e educação); feminilidades e masculinidades; neste livro você encontrará 24 capítulos comprometidos em trazer reflexões sobre o autocuidado da população negra, saúde mental e manutenção de nossas potencialidades, apontando caminhos e possibilidades para uma vivência negra atravessada pela leveza, pelo afeto e pela ancestralidade.

Nossa contribuição neste livro foi com o capítulo “A família preta enquanto potencial quilombo: o amor como base para a resistência”, em que abordamos a forma extensiva como as famílias pretas se organizam. Tais quais quilombos, a formação e a manutenção de uma família preta envolve além de amor, estratégias de resistência, sobrevivência, acúmulo e transmissão de patrimônio. Além disso, falamos da importância dos rituais familiares, sua importância no fortalecimento da identidade e coesão familiar e fortalecimento das relações. Quantos e tantos rituais nossas famílias pretas preservam há muitos e muitos anos, não é mesmo?

Sobre

Roberta Maria Federico (CRP 05/37.813) tem atuação nas áreas clínica e escolar. Graduada e Mestre em Psicologia pela UFRJ, Roberta também é especialista em Terapia de Família.

Livro “Nós por Nós”

“Quando falamos de família preta, ancestralidade, amor e aquilombamento, está em jogo o reconhecimento dos saberes passados de geração para geração, práticas coletivas de cuidado, formas de lidar com as eventualidades da vida, ritos de passagem e tradições que ilustram a importância dessa ancestralidade africana. Falamos também de dores, traumas e frustrações vivenciadas, que da mesma forma podem ser transmitidas para as gerações seguintes, e das estratégias de superação e resiliência diante destas. Falamos sobretudo do amor como um fio que tece essa colcha de retalhos que são as famílias.”

(Roberta Federico)

×
×

Carrinho